Arcos Lapa Rio manifesto contra Copa2014 |
Depois soubemos por comentário de populares que era uma simulação de assassinato feita dentro de um curso que estes policiais estariam fazendo no prédio da universidade.
Me pergunto se uma universidade e o local adequado para fazer disparos mesmo que sejam de treinamento, ou para fazer ensaios de táticas policiais que incluam uso de armas.
Também me pergunto porque não fomos comunicados sobre isso.
Todo mundo sabe que Tabatinga e uma cidade extremamente insegura e por isso esse tipo de acontecimento e preocupante mesmo sendo treinamento.
Porque a comunidade universitária não foi comunicada do curso que os policiais estavam fazendo.
Lembro da diretora Valdete da Luz Carneiro que nos idos anos de 2006 emprestava o veiculo da Universidade Federal do Amazonas para que a Policia Federal fizesse operações de controle na cidade de Benjamin Constant, depois professores e alunos saiamos nesse mesmo veiculo para fazer trabalhos próprios a missão da universidade, so que os criminosos não vão discernir em se o veiculo pertence ou não a uma instituição de ensino com uma missão bem diferente a de uma forca policial.
Assim fica a reflexão sobre o que pode e não pode ser feito dentro de uma universidade publica, será que podemos fazer dela uma igreja para pratica religiosa dentro, se o estado e laico, ou usar ela como local de festas e bebedeiras como uma boite, ou como loja de cabeleireiro ou comercio de perfumes como alguns alunos fazem em sala de aula, ou ainda usar ela como quartel militar ou policial.
A policia militar do estado não tem locais apropriados dentro de suas dependências para realizar cursos e praticas que envolvam uso de armas de fogo acho que sim, então porque vir a universidade a fazer isso.
Lembro que a Convenção de Genebra que regula as regras da guerra porque ate a guerra tem regras diz que escolas, universidades, hospitais e igrejas são locais santuário onde a população pode ir para se proteger em caso de calamidade.