quinta-feira, 5 de setembro de 2024

BRASIL ACELERA O TREM NA DIREÇÃO DO CATACLISMO AMBIENTAL NEGANDO A RELAÇÃO ENTRE O AQUECIMENTO DA TERRA OS INCENDIOS E O DESMATAMENTO COM O AQUECIMENTO DA ECONOMIA

     

Nos inícios da industrialização havia muitos que ficavam felizes ao ver as chaminés jogando na atmosfera imensas quantidades de gases e fumaça, era um sinal de crescimento da economia.

Brasil comemora aumento da produto interno bruto PIB, a produção do agronegócio, o aumento da indústria, o crescimento da construção, a expansão dos serviços. 

    No outro extremo observam se as queimadas criminosas generalizadas realizadas para ampliar a área agrícola na fronteira da floresta amazônica, a aplicação massiva de ferro, aço, alumínio, e outros na fabricação de objetos de consumo como geladeiras, ar condicionado, ventiladores e outros de uso na refrigeração da população humana, diferentes serviços como energia, agua, são consumidos com maior intensidade para esfriar as cidades, ou reconstruir as estruturas destruídas pelas enchentes, desmoronamentos, incêndios e outros fenômenos decorrentes da mudança climática. 

    Todas essas atividades são as responsáveis do aumento do produto interno bruto do pais. O governo joga dinheiro na economia que esta sendo usado para realizar todas essas atividades de resposta a mudança de clima, o bolsa família esta sendo a principal arma de adaptação a mudança de clima pela população mais pobre, as famílias de classe media e alta também estão gastando grandes quantidades de dinheiro adquirindo equipamentos para tentar contornar o aquecimento da atmosfera, a fumaça produto de queimadas e as enfermidades decorrentes da mudança climática como o golpe de calor, doenças respiratórias, doenças de veiculação hídrica, e doenças epidêmicas pela expansão de doenças de origem tropical para as regiões subtropicais e temperadas como a dengue, malária, e febre amarela.

As famílias estão gastando o que não tem para tentar aguentar o aquecimento da atmosfera e isso esta gerando a inflação que o banco central esta tentando controlar com o aumento da taxa de juros da economia.

Se o banco central diminuí a taxa de juros da economia estará tomando uma medida que contribui para aumentar o aquecimento do pais, da atmosfera, das cidades, o esgotamento das fontes de agua.

Então o que fazer para reduzir o aquecimento das cidades, Brasil e o planeta promovendo o desenvolvimento social, econômico sustentado. Esses financiamentos devem estar orientados a uma massiva recuperação das florestas, a redução massiva do consumo de carne de gado, uma eliminação acelerada do uso de petróleo, carvão, gasolina, diesel e gás na indústria e nas cidades com as energias limpas como solar, e eólica.

Como rãs estamos nos cozinhando em agua quente, e como as rãs não percebemos diretamente isso pois isso acontece lentamente e quando a agua ferver e sejamos totalmente cozinhados não haverá tempo para atuar.

Só que não somos rãs somos seres humanos com consciência e entendimento do que esta acontecendo, então porque não estamos agindo de forma proporcional a gravidade do problema.

Poderosos interesses como o agronegócio, a pecuária criminal, a indústria automobilística, a mineração, a própria indústria petroleira do governo, e industrias que fabricam equipamentos para as casas que estão tendo enormes lucros decorrentes dessa resposta equivocada superficial e mal intencionada a crise.