sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Relatório Divulgativo de Atividades Programa de Pesquisa Rede sociotecnica da agrobiodiversidade com potencial alimentício, medicinal e cosmético do município de Tabatinga, Estado do Amazonas, Brasil.








Relatório Divulgativo de Atividades Programa de Pesquisa

 

Rede sociotecnica da agrobiodiversidade com potencial alimentício, medicinal e cosmético do município de Tabatinga, Estado do Amazonas, Brasil.

 

Prof. Dr. Camilo Torres Sánchez UEA/CESTB

 Msc. Maria Francisca Nunes de Souza UFAM/INC

 Msc. Josenildo Santos de Souza UFAM/INC.


 

Coordenação Centro Vocacional Tecnológico do Alto Solimões CVT/AS área educação e agroecologia.

 




Coordenador

Graduação em Biologia - Universidade Nacional de Colômbia (1995), mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2000) e doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto i da Universidade Federal do Amazonas e professor da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenador Centro Vocacional Tecnológico do Alto Solimões CVT/AS área agroecologia (2018-2020). Tem produção na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Política do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia agroflorestal, agroecologia, ecologia política del desenvolvimento, agrobiodiversidade, amazônia, assentamentos humanos. Post doutor pela Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro em (2014).

Objetivo superior desenvolvido

Desenvolvimento sustentável com a biodiversidade vegetal com potencial alimentício, medicinal e cosmético e as comunidades rurais, empresas, e governo do município de Tabatinga. Fazer uma história ambiental, ecologia política, redes sociotecnicas e cadeias produtivas da agrobiodiversidade municipal. Reconhecer o padrão as cadeias produtivas alimentares, medicinais e cosméticas nas comunidades, empresas e governo no município.

 

Objetivos realizados

 Contribuir a consolidar o desenvolvimento regional dos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant contribuindo para a mudança de uma matriz de desenvolvimento baseada em extrativismo mineral, pecuária e agricultura de ciclo curto insustentável para uma fundada na biodiversidade e a produção vegetal de ciclo longo e sustentável que use espécies com potencial alimentício, medicinal e cosmético, organizada em cadeias tecnoprodutivas de biodiversidade (Becker,2004 p.3-7). Existe a necessidade de criar meios de identificar espécies, técnicas, arranjos produtivos locais e tipos e sistemas de uso da terra de espécies com potencial alimentício, medicinal e cosmético no município de Tabatinga, e em especial na várzea, que sejam adequados a natureza biofísica deste ecossistema que está em processo acelerado de degradação ambiental (Capobianco et.al. 2001 p.418; Pokorny, 2013). Também existe um conhecimento histórico e tradicional associado ao uso de espécies com potencial alimentício, medicinal e cosmético, depositado em arquivos públicos, coleções biológicas, fontes e literatura especializada e na história e conhecimento oral das comunidades rurais, este saber não esta sendo aproveitado para melhorar a sustentabilidade dessas comunidades do município de Tabatinga e da região da várzea. Estas informações estão sendo perdidas rapidamente pela erosão genética, degradação ecológica, perda da tradição oral e de documentos em arquivos públicos ou pela falta de informatização do conhecimento (Diegues et.al. 2001 p.205). Demanda social ou mercado para gerar alternativas a fontes tradicionais de renda e sustento das comunidades do município e da várzea baseadas na extração mineral, vegetal e animal por fontes baseadas na biodiversidade e produção de plantas com potencial alimentício, medicinal e cosmético e de derivados destas com alta agregação de conhecimento e valor e de maior sustentabilidade, através da formação de técnicos e pesquisadores nesta área. Em função do esgotamento atual destas fontes tradicionais de renda e sustento.


Redes sociais 

https://ecologiapoliticaamazonia.blogspot.com/ 

Blog criado em 2012 para discutir assuntos relativos com ecologia, política na Amazônia continental.  Concentrado em biodiversidade, agrobiodiversidade, políticas públicas para Amazônia enfatizando Brasil e Colômbia na região de triple fronteira.

 

https://www.facebook.com/Comunidade-Estudios-Investigaciones-Biodiversidad-Agricultura-y-Sociedad-139036609616114

CEIBAS é uma comunidade criada para divulgar e promover debate sobre as pesquisas em biodiversidade agricultura e sociedade na Amazônia.

 

Tese Doutorado Ecologia Política da Biodiversidade na Amazônia 2005.

 

http://r1.ufrrj.br/cpda/wp-content/uploads/2011/09/d_camilo_sanchez_2005.pdf

 

Relatório completo disponible en:


 https://www.academia.edu/s/a281f27b65?source=link

Nenhum comentário:

Postar um comentário