quinta-feira, 2 de junho de 2022

Memorial professor Camilo Torres Sanchez

 

Memorial


Apresentando o memorial do professor doutor Camilo Torres Sanchez, filiação paterna Mario Eduardo T. Torres e Martha Cecilia S. Perdomo, Nascimento 05/08/1969, idade de 53 anos, em Santa fé de Bogotá/ - Colômbia, visto permanente com carteira de Identidade V188028 SE/DPMAF - AM -, desde 12/08/200, CPF 510.088.31-04 e Passaporte 7948573, residente em endereço residencial Rua Manuel Tananta , Conjunto Yurupari Santa Rosa – Tabatinga, 69640000, AM – Brasil, Telefone: 097 991510780. Endereço profissional Universidade do Estado do Amazonas, CESTB.UEA Avenida da Amizade s/n Campus Universitário, Centro – Tabatinga, 69640000, AM – Brasil.Telefone: 97 991510780.Endereço eletrônico: E-mail para contato : camilosanchez69@hotmail.com. E-mail alternativo camilo.sanchez.torres@gmail.com, ctsanchez@uea.edu.br.

Este docente nasce em Bogota, Colombia, num lar de classe meia baixa de camponeses expulsos da area rural por causa da violencia politica gerada pela disputa pelas terras no pais, isto gerou em mim um interesse profundo pela natureza e a vida rural, pelo que realiza todos seus estudos básicos e secundarios em escolas publicas, os primeiros anos de estudo foram numa escola anexa à Normal Distrital Maria Montessori de Bogota, ate 1980, escola referencia para formação de docentes da cidade e finalizando seu ensino medio no colegio Distrital Gustavo Restrepo, ente de ensino meio diversificado, onde se especializou na area de ciencias naturais, com esse conhecimento consegui ser aprovado no vestibular da Universidade Nacional da Colombia em 1987 no curso de biologia, formando se em 1995. O trabalho de conclusão de curso TCC foi realizado dentro do Plano de Zoneamento Ambiental do Eixo Apaporis-Tabatinga PAT, que foi uma iniciativa binacional de Brasil e Colombia para aprofundar a integração fronteiriça, com participação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais do Brasil CPRM e o Instituto Geografico Agustin Codazzi da Colombia IGAC, Título: Uso Múltiple y Sostenido de la Diversidad Vegetal en el Eje Letícia Rio Calderón Orientador: Prof. Dr. em desenvolvimento economico Pablo Leyva Franco da UNAL, entre 1993 e 1995.

Em Colombia em 1996 atuo profisionalmente no projeto Estudio Comparativo de los Paisajes Fisiograficos de la Amazonia y la Orinoquia de Colombia ORAM. Com objetivos de Estudios Interdisciplinares en Ecologia del Paisaje de la Orinoquia y Amazonia de Colombia ORAM. Produzindo um mapa de bioclima, Cartografia tematica, analises de mudança climática, Cartografia bioclimatica, de Orinoquia e Amazonia colombianos, coordenado pelo pesquisador Pedro Jose Botero do Instituto Geografico Agustin Codazzi de Colombia IGAC. Nesse mesmo projeto foi realizado o Estudio de la Estabilidad Bioclimática de los Paisajes Fisiograficos de la Amazonia y la Orinoquia de Colombia, com objetivos de Evaluar la estabilidad estructural de los paisajes fisiográficos de la Amazonia y la Orinoquia de Colombia por acción del bioclima. No Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas – SINCHI, pertencente ao Ministerio do Meio Ambiente da Colombia, em 1995, com enquadramento funcional: contratista, dentro de uma equipe interdisciplinar realizou se a elaboração do componente socioeconômico e dos sistemas de produção do plano de zonificação ambiental do eixo Tabatinga - Apaporis P.A.T, neste estudo foi identificado que a economia extrativa predatoria era uma ameaçã para a estabilidade estrutural das paisagens amazonicas.

Este docente inicia sua trajetoria de vida no Brasil, a idade de 27 anos em 1996 e 1997 quando foi escolhido para a Especialização em Curso Internacional En Política Científica y Tecnologica da Universidade Federal do Pará, UFPA, Belem, Brasil , realizando uma monografia de pesquisa, Título: Asentamientos viviendas eje Leticia-Rio Calderón (Amazonas Colombia) Orientador: Prof. Dr. antropologo Erwin Heinrich Frank. Bolsista do(a): Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil, que depois foi publicado num livro da Universidade das Nações Unidas sobre urbanização da Amazonia, iniciando o interesse deste pesquisador pela relação entre as moradias e os quintais urbanos e rurais e a agricultura biodiversa das comunidades tradicionais da Amazonia e as formas como a modernização técnica e o extrativismo afeta as condições de vida dos povos amazonicos.


No período de 1998 a 2000, o pesquisador fez mestrado em Planejamento do Desenvolvimento no Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da Universidade Federal do Estado do Pará - Brasil NAEA/UFPA. Defende dissertação sobre a “Intensificação da Agricultura e Agrodiversidade nas Planícies Inundáveis ​​​​da Amazônia: O caso da várzea da ilha de Ituqui Santarém Brasil”, orientado pelo pesquisador doutor em geografia, David Gibbs McGrath e apoiado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazonia IPAM, este trabalho contribui para aprofundar seus conhecimentos e experiências, sobre problemas da incorporação da biodiversidade e comunidades em iniciativas de planejamento de desenvolvimento, mostrando que é possivel um adensamento alto da população humana associado com uso intenso da diversidade biologica agricola para o desenvolvimento local amazonico. O "CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil" concedeu ao jovem pesquisador uma bolsa para a realização da referida atividade.

O referido pesquisador retornou à Colômbia em agosto de 2005, aos 36 anos, após defender Tese de Doutorado na área de Ciências do Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde foi aluno de 2001 a 2005. O assunto da tese foi "O Mundo da Vida no Estuario Amazônico: Ecologia Política da Biodiversidade no Arquipélago de Belém do Pará- Brasil", trabalho que inaugura uma linha de pesquisa e desenvolvimento nos Estudos Interdisciplinares da Biodiversidade, Agricultura e Sociedade. Foi realizada uma historia ambiental e uma ecologia politica da diversidade biologica amazonica mostrando que o adensamento da população na amazonia foi suportado pelo uso da agricultura florestal de alta diversidade paisajistica, comunitaria e de especies, usando 4 especies emblematicas da agrobiodiversidade neotropical e amazonica, cafe, mangueira, cupuaçu e açãi. Para a realização desta pesquisa, o pesquisador recebeu bolsas de estudo da CAPES - "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior", entre 2001 e 2002, e do programa Bolsa Nota 10 da Fundación de Amparo a la Investigación del Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, 2003-2004, em reconhecimento ao seu excelente nível acadêmico na seleção de doutorado e durante sua permanência no CPDA/UFRRJ. Seu orientador foi o Cientista Político Dr. Héctor Alberto Alimonda, com quem participou das atividades do Grupo de Ecologia Política do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais – CLACSO.


Sendo aluno do doutorado e como parte das atividades de pesquisa direcionadas para produzir a tese de doutorado e como parte do compromisso socionatural deste pesquisador, participa na Universidade Federal do Pará – UFPA, entre 2003 como colaborador, pesquisador Asistente, na fase do Rio Bujaru do projeto mapeamento de comunidades negras rurais do Estado do Pará- RAIZES; tambem em 2001 no Diagnostico da situacao das comunidades localizadas na Reserva Biológica do Rio Trombetas. E em 2003 em Pesquisa e Desenvolvimento no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Projeto Mapeamento de Comunidades Negras Rurais no desenvolvimento de uma midia digital “Quilombolas do Pará” para apresentar os resultados do projeto, no mapeamento dos agroecossistemas e especies vegetais. Na Universidade do Estado do Pará – UEPA, foi professor em 2005 dos cursos de Temas de Biologia e Pratica Docente em Biologia no campus de Paragominas da UEPA, mostrando como as comunidades quilombolas mantem uma alta diversidade biologica agroflorestal junto a adensamentos altos de suas populações com qualidade de vida adequada, municiando assim a demarcação de areas de “terras quilombolas”.


Apos concluir o doutorado o pesquisador é convidado pela pesqusiadora na área de genetica, Dra. Nadja Lepsch da Cunha, e desloca-se ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, com vínculo institucional de bolsista de pesquisa, 2006 – 2006, Carga horária: 40h, Regime: Dedicação exclusiva. Desenvolvendo Atividades de pesquisa e Desenvolvimento, Coordenação Geral de Pesquisa, Programa de Pesquisa Em Biodiversidade PPBIO, Linhas de pesquisa: Infraestrutura de pesquisa, capacitação & divulgação, atividades visando a ampliação e disseminação da base de conhecimento sobre a Biodiversidade e mostrar o caráter estratégico desta para a sociedade amazônica e brasileira, propõem-se uma série de atividades desenvolvidas num plano de trabalho a ser realizado junto com os membros da equipe PPBio. Em paralelo ao anterior, participa do concurso publico de meritos para docente da UFAM, no curso de graduação, em ciências agrarias e do meio ambiente, da Unidade Academica de Benjamin Constant, sendo aceito no primeiro lugar, sendo presidente da banca a professora Dra. Sandra do Nascimento Noda do INPA.


Na Universidade Federal do Amazonas – UFAM teve vínculo institucional desde 2006- 2010, ate atualidade, vínculo Servidor público, enquadramento funcional Professor Adjunto I, Carga horária: 20 horas, Regime: Parcial. Outras informações foi professor concursado para a área de Ecologia agraria, exerciendo as seguintes atividades. De 03/2006 – 07/2010 participou na Graduação, Ciências agrarias e do meio ambiente, disciplinas ministradas: introdução à agricultura e ambiente amazonico, Ecologia e Conservacao de Recursos Naturais. Entre 08/2009 - 12/2009 na graduação, Historia do desenvolvimento agrario e ambiental, também ministrou Sociologia geral. Foi diretor da Unidade Academica de Benjamin Constant e Membro Conselho Diretor Unidade Acadêmica, cargos ocupado coordenador de curso, participou do Cômite Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica desse centro. Tambem desenvolveu entre 05/2007 – 09/2007 o projeto de Extensão Universitária Projeto Hablemos: El espanol como instrumento de integración e o Projeto Atividade Curricular de Extensão: Dias de cinema e video na UFAM, direcionado a comunidade municipal e da fronteira internacional. A partir de 03/2007 -ate Atualidade realiza Pesquisa e Desenvolvimento, com a linha de pesquisa: Rede Sociotecnica da Biodiversidade com potencial alimentício, medicinal e cosmético do municipio de Benjamin Constant, Estado do Amazonas, estes projeto de extensão integrados com atividades de pesquisa e ensino in situ ajudam na realização de pesquisas colaborativas com comunidades locais na regiao do Alto Solimoes.


Em 2007 e ate 2009, inicia o projeto Rede Sociotecnica da Biodiversidade com potencial alimentício, medicinal e cosmético do municipio de Benjamin Constant, Estado do Amazonas: Objetivos: O projeto Rede Sociotecnica da Biodiversidade com potencial alimentício, medicinal e cosmético do municipio de Benjamin Constant - BC, Estado do Amazonas é um projeto de pesquisa interdisciplinar em ecologia aplicada que tem como fim precipuo o desenvolvimento sustentável. Este foi aprovado pela FAPEAM no edital Pequenos Primeiros Projetos PPP, no ano de 2007 e apoiado pelo CNPq. Este projeto compreende vários subprojetos de pesquisa nas áreas da historia ambiental, ecologia política do desenvolvimento, cadeias produtivas locais, que procuram mapear as redes sociotecnicas da agrobiodiversidade e seu uso para o desenvolvimento sustentavel local e comunitario que respondam a modernização tecnica predatoria, mineração, pecuaria e agronegocio, que avança no Brasil e no estado do Amazonas.


Em março de 2010 este pesquisador participa do concurso público de meritos na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, pasando em primer lugar para a função de professor adjunto I, do curso de licenciatura em biologia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga,Vínculo institucional, servidor público, Carga horária: 40, Regime: Integral.


Desde 2010 ate hoje o servidor ministra as disciplinas de Ecologia Amazonica Noturno , Ecologia Amazonica Diurno , Biologia de agua doce Diurno , Biologia de agua doce Noturno; Ecologia, Fisiologia vegetal , Introducao a sociologia, Metodos de estudo, Trabalho de Conclusão de Curso I, Agroecologia, Ecologia das Florestas Tropicais, Trabalho de Conclusão de Curso II-III-IV, Legislação Ambiental. A partir da reforma do plano politico pedagogico do curso este docente ministra as disciplinas de Ecologia de Populações e Comunidades, Ecossistemas amazonicos, que levaram a formilação de varios projetos de extensao, iniciação cientifica e tecnologica e trabalhos de conclusao de curso na area de agroecologia, ecologia agroflorestal e redes sociotecnicas da biodiversidade na regiao.


Em 03/2012 ate hoje este docente exerce cargo de direção e Administração no CESTB, Cargos ocupados: membro Núcleo Docente Estruturante NDE, neste núcleo foi desenhada uma matriz curricular que permite aos egressos do curso de licenciatura em ciencias biologicas do centro de estudos superiores de Tabatinga de obter a matricula profissional ou CRBIO sem precisar fazer uma especialização ou um novo curso de bacharelado e foi introduzido o estagio profissional no curso mas este estagio foi suprimido em revisoes posteriores do PPP do curso.


No periodo 2009 – 2012 este pesquisador produz um desdobramento do projeto de pesquisa anterior com o projeto de extensão, Capacitacao para a Implantação de uma Rede Sociotécnica de uso da Biodiversidade com produtos de uso alimentício, medicinal e cosmetico, com um ciclo de atividades direcionado a promover o uso da biodiversidade agrícola medicinal, alimenticia e ornamental, entre a população dos municípios do Alto Solimões, em especial as escolas. Situação: Concluído Natureza: Projeto de extensão. Alunos envolvidos: Graduação (3); Integrantes: Camilo Torres Sanchez (Responsável) ; Josenildo Santos de Souza; Jonas Fernando Petry Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.


Em 2010 participou do desenho da execução e implementação do Centro Vocacional Tecnológico na sub área de Agroecologia do campi da Universidade do Estado do Amazonas em Tabatinga AM.Centro no interior - O CVT seriá implantado no Alto Solimões, no município de Tabatinga, mas ainda não foi inagurado. Todos os projetos de CVTs do Amazonas foram produzidos pela Secti-AM e submetidos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, voltadas para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.


Desde 2011 a atualmente, atua no enquadramento funcional de Vice líder de grupo de pesquisa , Carga horária: 4, Regime: Parcial Outras informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsfGrupo de pesquisa: Biologia, Sociedade e Meio Ambiente no Alto Solimões Instituição:UEALíder(es):María del Pilar Díaz de García e Camilo Torres Sanchez Área:Botânica


Desde 2016 a 2017 este docente participou nos cursos modulares que a universidade ministra com docencia na disciplina Sociologia Rural aplicada, unidade Responsável: EST, Unidade Física: CSTB curso: Agroecologia para comunidades indígenas, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga; foi tambem professor da disciplina: TGA0502 - Gestão de Unidades de Conservação Turma: GA14_MU01Ano/Periodo: 2016/2 Unidade Responsável: EST Unidade Física: NESMAU Sala: Sala 1 Curso: Curso superior em tecnologia em Gestão Ambiental, participou na ministração da Disciplina: CSTBAGRO205 - Ecossistemas AmazônicosTurma: TA15_TB01Ano/Periodo: 2016/2 Unidade Responsável: ESTUnidade Física: CSTB Curso: Agroecologia. Tambem no curso de Gestao de Recursos Animais no Curso Superior de Tecnologia em Gestao Ambiental no Nucleo de Ensino Superior de Presidente Figuereido, 45 horas aula horario noturno no periodo de 18 a 28 de abril de 2017.Ministração de duas disciplinas de Ecologia de Populações e Comunidades no Núcleo de Presidente Figuereido CBIO0403, no horário vespertino, turma CB14_PF01, contribuindo na politica de interiorização da unversidade do Estado do Amazonas.


Entre 2013 – 2014 realiza estagio de Pós-Doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropedica, Brasil. Áreas do conhecimento: Ecologia Política do Desenvolvimento, ministrando disciplina, organizando eventos internacionais na região latinoamericana e da área e produzindo artigos. As atividades iniciadas nao tiveram continuidade por causa do falecimento do lider do grupo de ecologia politica do CPDA/UFRRJ.


Sempre procurando aprimorar a formação para servir melhor ao publico este docente em 2013 - 2013 fez o Curso de curta duração em Propriedade Intelectual. (Carga horária: 60h), na Organisation Mondiale de La Propriete Intellectuelle, OMPI, Genebra, Suiça. Em 2018 - 2018 participou do Curso de curta duração de Actualización en limnologia amazonica na. Universidad Nacional de Colombia - Bogotá, UNAL/Bogotá, Bogotá, Colômbia. E em tempos de pandemia, 2020 - 2020 no Curso de curta duração em Curso de Formação de Professores para utilização da Plataforma AVAUEA. (Carga horária: 20h). Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Manaus, Brasil.


Este docente sendo egresso da Universidad Nacional de Colombia – UN no curso de Biologia em 1995, sempre manteve vínculo com esta instituição, participa de atividades desde 2005, em 2012 - 2012 colaborou como professor , Carga horária: 4, Regime: Parcial, ministrando disciplinas de mestrado dentro de convenio de cooperacao tecnica entre a UEA e a UNAL construido pela gestão do CESTB, tambem ministrando disciplinas de forma colaborativa com a citada universidade, como 03/2012 – 08/2012, Pós-graduação, Maestria en Estudios Amazónicos, Disciplinas ministradas: Estudos independentes. Tambem atuando como orientador de alunos de origem brasileira no mestrado em estudos amazonicos da UNAL.


Em 2016, como a região da fronteira triplice Brasil, Colombia e Peru é uma area de interesse epidemiologico estrategica, para a defesa sanitaria do Brasil, e ao nao existir cursos de medicina ou relacionados a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ procuro apoio para desenvolver atividades do projeto “Desafios e Possibilidades para a Vigilância e Controle Epidemiológico Integrados em Áreas Urbanas Transfronteiriças: Mudanças do cenário epidemiológico e a percepção sobre a Malária Urbana a partir da entrada da Zika, Dengue, Chikungunya em cidades da Fronteira Internacional Amazônica”, coordenado pelo Dr. Paulo César Peiter, onde alunos do curso de licenciatura em biologia treinaram junto a pesquisadores experientes na pesquisa relacionada, neste projeto melhoramos conhecimento na área da pesquisa em ciencias biologicas associadas a saude publica que no futuro ajudariam na resposta a pandemia.

Desde 2017 a atualmente tem vínculo como Membro de comitê assessor de pesquisa e pos-graduação do centro de estudos superiores de Tabatinga, Regime: Parcial , nesse comité coordenou a Implantação de mestrado profissional em estudos da natureza, sociedade, cultura e fronteira na fronteira amazonica. Projeto submetido a Camara de Pos graduacao da Universidade do Estado do Amazonas, que por questoes de forma nao foi avaliado nela. Este mestrado organizaria e daria uma missao superior para os cursos de licenciatura do CESTB e aprofundaria a aliança com universidades brasileiras, colombianas e peruanas com presença na regiao pois seria um mestrado conjunto.


Em 2018 este pesquisador consegue aprovar o projeto Cooperativas desenvolvimento sustentavel e agrobiodiversidade na regiao do alto solimoes, amazonas, brasil; para pesquisar os Impactos econômicos e sociais do cooperativismo - projetos de CT&I que busquem compreender as relações existentes entre o cooperativismo e os impactos nas comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas, assim como os seus reflexos sociais eeconômicos ao país. Tais projetos devem focar: a relação entre cooperativismo e desenvolvimentoregional no Brasil (capital social, IDH, balanço social, etc); a participação das cooperativas naeconomia nacional (setorial, balança comercial, PIB); as contribuições do cooperativismo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); o empreendedorismo coletivo e geração detrabalho e renda; a qualidade de vida no trabalho e cooperativismo (relação entre a satisfação detrabalhar em cooperativa ou outro tipo de organização). Este projeto não foi executado pela não aprovação de recursos pelo CNPQ, tinha alunos envolvidos de graduação (5); e integrantes: Camilo Torres Sanchez e Josenildo Santos de Souza ; Maria Francisca Nunes de Souza docentes da UFAM.

Em 2018 por provocação da administração superior da UEA, participamos da chamada pública MCTIC/FINEP/CT-INFRA – campi universitários regionais e novas universidades – 02/2018. Que consistio de uma Seleção pública de propostas para apoio de projetos visando à implantação de infraestrutura científica nos campi fora da sede das universidades que não tenham sido contempladas em quaisquer das Chamadas Públicas anteriores no âmbito CT-INFRA e nas Novas Universidades. Esta demanda visava corrigir e superar deficiencias na infraestrutura do centro objetivando a impantação do mestrado.


Em 2019 e ate 2021 foi executado o projeto de divulgação e popularização da ciência “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável” Agricultura de Quintais familiares urbanos em Tabatinga e Benjamin Constant no Estado do Amazonas – das mulheres às plantas medicinais, alimeneticias, ornamentais e arborização urbana para a Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia SNCT de 2019. Este é considerado um Projeto de Projeto de divulgação e popularização da ciência, pois pretende a atuação coordenada de estudantes e docentes junto a população de dois bairros de Tabatinga e Benjamin Constant ,e nas escolas de ensino das cidades, ao redor de 600 pessoas. A proposta de atuação na realidade social de insuficiência de plantas medicinais, alimentícias, palmeiras e outras nas moradias da cidade reduzindo a arborização geral da cidade. Este projeto e de natureza acadêmica, pois aplica conhecimentos obtidos em pesquisas previas realizadas por alunos da licenciatura em ciências biológicas do CESTB/UEA na área de ecologia aplicada e agroecologia.


Com caráter educativo, pois pretende resgatar conhecimentos locais sobre as plantas, social, estimulando a geração de valor social e renda com o uso das plantas, artístico já que serão usadas estratégias de pesquisa ação participativa, teatro, cartaz e cinema para divulgar a atividade, cultural, pois, promovera o diálogo dos saberes sobre conhecimentos tradicionais associados a plantas dos moradores da cidade e tecnológico porque procura gerar alternativas de uso de medicamentos de farmácia usando biotecnicas tradicionais. O curso de licenciatura em ciências biológicas tem varias disciplinas orientadas para formação em agroecologia, ecologia de florestas tropicais, empreendedorismo, educação ambiental, legislação ambiental e manejo e conservação de recursos que fornecem as competências para a realização do projeto. Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação (8); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1); Integrantes: Camilo Torres Sanchez (Responsável) e Msc. Maria Francisca Nunes de Souza; Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. O número de produções C,T & A gerados foram 5 entre livros publicados, capitulos de livro e apresentação de resultados em eventos nacionais e internacionais; Tambem um número de orientações de TCC e ICT e extensão de mais de 20 produtos.

Devido as necessidades geradas pela pandemia de 2020 foi proposto o projeto Ecologia política da Prevenção e Controle do Coronavirus (SARS-CoV-2) gerador da síndrome respiratória aguda Covid-19 nos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga região do Alto Solimões, Amazonas, Brasil. Descrição: Este é considerado um Projeto de pesquisa, divulgação e popularização da ciência, pois pretende a atuação coordenada de estudantes e docentes junto a população de dois bairros de Tabatinga e Benjamin Constant, e nos grupos de atores da saúde pública das cidades.


A proposta de atuação na realidade social de identificar abordagens efetivas e viáveis para promover aceitabilidade, adesão e cumprimento das medidas de prevenção e controle do Coronavirus (SARS-CoV-2) gerador da síndrome respiratória aguda COVID-19. Este projeto e de natureza acadêmica, pois aplica conhecimentos obtidos em pesquisas previas realizadas por alunos da licenciatura em ciências biológicas do CESTB/UEA na área de ecologia aplicada. Com caráter educativo, pois pretende resgatar conhecimentos sobre abordagens efetivas e viáveis, incluindo estratégias para melhorar o conhecimento público, conscientização e confiança nas medidas de prevenção e controle do vírus (SARS-CoV-2) da síndrome respiratória aguda COVID-19 na literatura cientifica e técnica direcionada para a realidade local. O curso de licenciatura em ciências biológicas tem várias disciplinas orientadas para formação em genética, ecologia de populações, educação ambiental, legislação ambiental que fornecem as competências para a realização do projeto. Integrantes: Camilo Torres Sanchez (Responsável); e Maria Francisca Nunes de Souza, gerando um livro sobre a tematica.


Desde 1995 este docente tem recebido estimulos e premios a qualidade de seu trabalho academico de pesquisa, extensão e docencia, como a Bolsa de Estudos da Universidad de las Naciones Unidas em 1995 para realizar estudos de especialização; Em 1999 a Bolsa de Estudos Mestrado do CNPQ para realização de trabalhos de mestrado; em 2001 Bolsa de Estudos de Doutorado, CAPES na CPDA/ UFRRJ e depois em 2003, Bolsa Nota 10, da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro UFRRJ/FAPERJ para alunos excelentes; em 2012 foi obtida a revalidacion do diploma de doctorado para doctorado en desarrollo sostenible pelo Ministerio de Educacion Republica de Colombia. Ja como docente da Universidade do Estado do Amazonas, CESTB/UEA em 2018, recebe depois de uma seleção institucional a Gratificação de Produtividade Academica, GPA no periodo de 2018-2020 para continuar seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em agrobiodiversidade. Tudo isto faz uma sintese quando em 2020 o projeto desenvolvido em parceria com docentes da Universidade Federal do Amazonas, Instituto Natureza e Cultura, UFAM/INC recebe um premio na seleção Soluções sustentáveis para a Amazônia SDSN 2019-2020, organizado pela Fundação Amazônia sustentável FAS, e Universidade Federal do Amazonas UFAM, pelo projeto Agricultura de Quintais familiares urbanos em Tabatinga e Benjamin Constant no Estado do Amazonas – das mulheres às plantas medicinais, as plantas alimenticias, as plantas ornamentais e a arborização urbana.

Como este memorial demonstra este pesquisador identificou, desenvolveu e inseriu na reflexão academica de alto nivel um tema desprezado pela academia ecologica, sociologica, economica e antropologica normal, o estudo das relações entre as comumidades humanas da amazonia com sua diversidade biologica agricola e as multiples formas em que estas comunidades incorporam se no mundo da vida moderno atraves de suas especies e praticas biologicas, e as disputas pelo controle das especies vegetais, as tecnicas, identidade e representação da natureza amazonica entre o mundo nao moderno e os mundos da modernização predatoria da mineração, a pecuaria e agricultura intensivase; a modernidade ocidental que pretende a conservação idealista da natureza sem o melhoramento das vidas dos camponeses, este tema ganhou relevancia maxima com a crise do aquecimento global, a mudança climatica e civilizatoria que demanda respostas imediatas pelas sociedades locais amazonicas.


Como o curriculo mostra este pesquisador tem submetido varios projetos orientados nesta linha de pesquisa mas as agencias de financiamento nao tem este assunto entre suas prioridades so concedendo pequenas ajudas para pesquisas pontuais sem impacto relativo pelo que o docente parou de submeter projetos, optando por realizar pequenas pesquisas com alunos voluntarios ou com uso das bolsas de iniciação cientifica, de extensao e trabalhos de concusao de curso que tem dado resultados positivos.

A Universidade do Estado do Amazonas ao conceder a gratificação de produtividade academica GPA no periodo de 2018 a 2020 permitiu que um conjunto de atividades propostas desde tempos atrás pudessem ser desenvolvidas, como a gratificação é um auxilio pequeño mensal so permitio atividades especificas de pesquisa com alunos e alunas da propria universidade, como o curso onde ministro aula é uma licenciatura sempre foi importante usar a pesquisa para ajudar na formação profissional de alunos da universidade, ou de escolas como IFAM ou escolas estaduais, estes dois ultimos de forma mais limitada, desenvolvendo atividades de ensino.


Estas atividades que seriam pequenos projetos locais demonstrativos da oferta de recursos da agrobiodiversidade, capacidade humana e possibilidades de inovação e geração de bioprodutos foram registrados em varias publicações da serie de livros Dialogos Hibridos I,II, III e IV, criada por este docente em conjunto com os alunos e alunas da universidade e colegas docentes da Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Nacional da Colombia para formar os alunos no ciclo completo da pesquisa cientifica ate mesmo a publicaçao de artigos, melhorando suas chances de participacao em concursos e em seleçoes de mestrado.


Em parceria com os alunos participantes dos pequenos projetos foi realizada a participação em eventos como apresentação oral em eventos internacionais para alunos mas avançados e finalistas, apresentação oral em eventos nacionais para alunos em treinamento ou no inicio do curso; audando a mostrar a eles a conexão entre as atividades de ensino com as de pesquisa e de inovação e geração de oportunidades bioeconomicas locais.


Em 2019 e ate 2021 foi executado o projeto de divulgação e popularização da ciência “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável” Agricultura de Quintais familiares urbanos em Tabatinga e Benjamin Constant no Estado do Amazonas – das mulheres às plantas medicinais, alimenticias, ornamentais e arborização urbana para a Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia SNCT de 2019, este projeto teve numerosas apresentações de alunos mostrando iniciativas de inovação usando a diversidade local de plantas medicinais, alimenticias, ornamentais e de arborização urbana ajudando a divulgar o papel social da ciencia no desenvolvimento local.


Este profesor participa da comissão científica ou executiva, da editorial Alexa Cultural de São Paulo, Alexa Cultural tem como missão incentivar, publicar e disseminar livros organizados, escritores autorais individuais, ou oriundos de dissertações e teses, a fim de divulgar o conhecimento científico no Brasil difundindo para o Mundo saberes e conhecimento fruto da produção científica, fomentando o intercâmbio de pesquisas em todas as áreas de conhecimento ALEXACULTURAL; do Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa da Amazonia EIPECAM. O Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia foi estruturado tendo em vista privilegiar o debate, a aproximação e a cooperação entre estudantes e pesquisadores das instituições de Pesquisa e Ensino presentes na Tríplice Fronteira Amazônica (Brasil/Peru/Colômbia) em torno das questões, projetos e resultados de pesquisas relativas à Educação e à Pesquisa nas diversas áreas do conhecimento na região. Como objetivos, o evento visa o fortalecimento epistemológico das ações de sistematização e organização da participação em práticas educativas e investigativas, desenvolvidas junto à população amazônida que, embora falando diferentes línguas, compartilha da mesma realidade.; um membro de comissão cientifica é responsável por questões administrativas e referentes à política da revista.


Este profesor participa do conselho editorial ou conselho científico de varias importantes revistas latinoamericanas dedicadas ao tema ambiental e a Amazonia, como a Revista Mundo Amazonico da Universidade Nacional da Colombia UNAL e a Universidade Federal do Amazonas UFAM, Mundo Amazónico é uma revista semestral de caráter transnacional e multidisciplinar. Aceita contribuições originais e inéditas em espanhol, inglês ou português de autores de qualquer nacionalidade. Destina-se ao público acadêmico de pesquisadores e estudiosos, e também busca atingir tomadores de decisão, profissionais e comunidades locais; Polis Revista Latinoamericana da Universidade dos Lagos de Santiago do Chile POLIS,POLIS, Revista Latino-Americana, é uma publicação científica internacional de caráter latino-americano, destinada a acadêmicos, pesquisadores e profissionais das ciências sociais e, em geral, a um público amplo interessado nas questões que os preocupam como cidadãos. A Polis, Revista Latinoamericana, busca contribuir para o desenvolvimento de uma universidade "ampliada", na qual a criação de conhecimento não seja mais um monopólio institucional, mas sim uma tarefa coletiva da sociedade como um todo; Revista Ideias Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro IDEIAS e o Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi area de ciencias humanas MPEG; membro de conselho editorial ou conselho científico são pesquisadores que auxiliam os editores com os trabalhos que serão publicados. Estas revistas trabalham a questão amazonica desde um olhar brasileiro e latinoamericano interdisciplinar.


Esta divulgação e realizada e atraves das redes sociais como a Comunidade de Estudos sobre Biodiversidade, Agricultura e Sociedade CEIBAS no facebook, mantida pelo docente desde 2010, ou o Blog https://ecologiapoliticaamazonia.blogspot.com/, mantido desde 2013, e a conta de Twitter AmazoniaCamilo, mantida desde 2009, como atividades de divulgação e popularização da ciencia exigidas pelos editais e o proprio Cnpq ha varios anos. Anteriormente este docente como bolsista do INPA colaborou na gestao do Portal do Programa de Pesquisa em Biodiversidade PPBio, 2006; na produção do CD-ROM “Quilombolas do Pará” em 2003; e como autor no CD-ROM “Maguta Aru Anu”. Atualmente 12 disciplinas do curso regular de licenciatura em ciencias biologicas ministradas desde 2010 pelo docente foram digitalizadas para sua ministraçao na plataforma AVA da UEA, sendo ministradas desde 2020 para os alunos e alunas da UEA nos 9 municipios da região do Alto Solimoes via internet, a conexão desde 2020 é financiada com recursos proprios do docente ao não existir auxilio de conetividade no proventos da universidade.

No campo das artes visuais sobre as identidades e imagens da agrobiodiversidade entre 2010 e 2022 foram geradas produções fotograficas que foram usadas para uso em projetos editoriais como o Dialogos Híbridos e publicadas nesses livros. O evento: Brasil comestivel, 2018. que retrata uma bandeira brasileira construida com verduras plantadas na Amazonia. Cidade do evento: Embu das Artes. País: Brasil. Instituição promotora: http://www.alexacultural.com.br/editora/index.htm. O outro evento: Orvalho amazonico, 2016. Mostra uma imagem de folhas com gotas de orvalho retratada durante atividades de pesquisa. Local Evento: Embu das Artes. Cidade do evento: Embu das Artes. País: Brasil. Instituição promotora: Alexa Cultural. Tipo de evento: Outro.


As atividades dos ultimos 3 anos levaram compilação de artigos apresentada nos livros do projeto editorial Dialogos Híbridos I,II,III e IV que são o resultado das atividades dos últimos anos nas disciplinas de estagio supervisionado, legislação ambiental, agroecologia, ecologia de florestas tropicais e fisiologia vegetal e outras do curso de licenciatura em ciencias biologicas do centro de estudos superiores de Tabatinga da Univesidade do Estado do Amazonas. Os artigos abordam os processos produtivos e de transformação de plantas alimenticias, e medicinais na região do Alto Solimões, estado do Amazonas, assim como o uso de estas plantas em processos de ensino escolar visando promover o uso sustentavel destas. Este projeto editorial mostra como é possivel desenvolver as atividades essenciais da universidade ensino, pesquisa e extensão, somando com a atividade fundamental de formação de docentes de ciencias biologicas para o ensino escolar num contexto aparentemente dificil de carencia de recursos físicos, humanos, financeiros, e de todo tipo.


A heterogeneidade da equipe composta por 26 pessoas, sendo 2 doutores, 2 mestres, 22 alunos de graduação, 10 mulheres e 11 homens revelam o obvio que nem sempre acontece nas atividades de pesquisa cientifica, que os alunos iniciantes são levados por seus professores mais formados ou experientes na trilha da formação de pesquisador sem que isso signifique perdas de qualidade na produção cientifica pelo fato de não ser realizada por equipes hiperespecializadas compostas por muitos doutores dispondo de recursos enormes, ou com a tutela intelectual dos grandes centros de Manaus, o sudeste ou o exterior do Brasil.


Os livros não abrem mão da ambição intelectual de contribuir a responder as questoes mas apremiantes do debate sobre o desenvolvimento da Amazonia, em meio a crise civilizatoria atual, navegando nas aguas barrentas do dialogo interdisciplinar, intergeneracional e internacional na procura do hibridismo necessario para obter estas respostas, construindo a partir do elemento relacional fundamental da civilização amazonica, sua diversidade biologica vegetal e os povos que ha 15 milenios estabeleceram esse dialogo hiridizante com a Hylea, e que a revelia do genocidio praticado desde a chegada dos europeus, herdaram para os povos do futuro, originarios, caboclos, riberinhos, quilombolas, soldados da borracha, colonos e citadinos uma floresta humanizada. Estes alunos mulheres e homens receberam o testigo na corrido pela preservaçao sustentavel da floresta no Alto Solimoes, e agora repassam ele aos leitores avidos em saber um pouco mais sobre a agroecologia do Alto Solimoes.


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