![]() |
A violencia escondida |
Estes textos vem a reflexionar sobre a atualidade da heranca deixada pela ditadura militar na Amazonia, pretendese afirmar que uma das causas das dificuldades de desenvolvimento sustentavel na regiao seja a sobrevivencia de instituicoes, grupos de interesse, praticas e individuos que mantem a regiao sumida no atraso deste periodo para usufruir dos recursos e vantagens derivadas disto.
A fotografia mostra como a violencia atual provem de fatos passados, que a posse de armas é um dos fatores chaves na violencia institucional existente na Amazonia.
Também a imagem mostra como o exercício do monopólio da forca na região pelas policias militares esta direcionado a preservar privilégios de elites regionais que usam a forca policial como seu corpo de segurança privado, usando dele para atingir interesses económicos, políticos e sociais, alem de expropriar com apoio destas forcas terras e recursos de populações indígenas, caboclas e quilombolas.
Esta violencia escondida é aceita de forma velada pelo governo federal e a elite nacional brasileira pois também tem a Amazonia como sua área colonial, área de extrativismo mineral, madereiro e pecuario. A presença das forcas armadas e a forca nacional na regia intimidando a população e atuando como exercito de ocupação mas que como policia cidadã sao indicador disto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário