![]() |
| Doutrina de Segurança Nacional Amazónica |
A doutrina de seguranca nacional foi criada pelos Estados Unidos e as oligarquias da America Latina para impedir o ascenso do movimento social organizado na regiao conseguindo deter o avanco da democracia por decadas nestes paises, favorecendo a concentracao, monopolizacao e centralizacao dos recursos naturais e humanos nos grupos leais a este regime. Na regiao amazonica este modelo ainda sobrevive no fundo das relacoes politicas regionais ja sem a participacao direta dos Estados Unidos.
Muitos estatutos juridicos herdados da doutrina de segurança da época ditatorial ainda estao em vigencia na regiao amazonica, a comecar pelos aberrantes privilegios que as forcas armadas tem apropriandose das melhores terras urbanas e rurais da regiao, recebendo beneficios extraordinarios por suposta insalubridade, localidade ou risco derivados de estar morando na regiao amazonica, muitos destes militares sao de origem nao amazonica, pelo que enxergam a regiao como uma colónia para ir ganhar um dinheiro facil e rapido e depois voltar a sua terra de origem e aplicar esse dinheiro fora da Amazonia. Praticamente todas as instituições federais presentes na região recebem estes benefícios extraordinários alem de ter moradia, transporte, alimentação, educação e saúde gratuitos.
A população da Amazonia nao recebe nem 1% destes benefícios e ficam sumidos na estigmatizacao derivada da visão vendida pelos agentes estatais para justificar esses benefícios extraordinários, baseada na insalubridade, isolamento e periculosidade da região e sua população. Um fiscal da receita federal ou um juiz federal devem contribuir com o discurso da extrema periculosidade da região para justificar seus salários extras.

Nenhum comentário:
Postar um comentário