Santa Teresa RJ y neblina densa |
Duas fontes cientificas independentes confirmam que a grande barreira de gelo da antarctica esta colapsando de forma irreversivel o que provocara num prazo curtíssimo de 20 anos, o elevamento do nivel meio dos oceanos incluido o Atlantico Sul onde esta tudo o litoral brasileiro e a foz do Rio Amazonas.
O aquecimento da temperatura do oceano em volta da antarctica gerou a desestabilizaçao desse gigante de gelo, ou seja em 2034 a linha costeira de Brasil estará 4 metros acima do nivel atual.
Podemos fazer o exercício de ficar em pe na frente da bahia de Guababara no Rio de Janiero ou na Foz do Rio Amazonas e fazer um experimento mental sobre como sera o litoral com 4 metros mas agua. Sim, e catastrofico.
Esta claro que esse aumento do nivel do oceano nao vira de forma gradual pois subir 4 metros em 20 anos equivale a uma sucessão de eventos oceânicos de grande porte como furacões e mares gigantes, a agua jogada pelo degelo dos glaciares evaporara e alimentara a circulação atmosférica aumentando a escala dos ventos, furacões, tifões, mares e correntes oceânicas.
Os estuarios de tudos os grandes rios que fluem pelo territorio brasileiro confluem para o Atlantico Sul, assim o aumento de 4 metros na parede de agua oceanica que limita a saida de agua doce do continente gerara extensas inundações e enchentes a montante de tudos esses rios.
Pode se afirmar que o elevamento do nivel meio de rios como o Sao Francisco, Parnaiba, Amazonas e Rio de la Plata sera no minimo de 2 metros acima de meia anual, isso sem considerar que a meia de chuvas na America do sul ja esta acima de tudos os maximos históricos pasando de 2000 litros por metro cuadrado por ano a 3000 lt/m2/ano, podemos dizer que em pontos da bacia interna de America do Sul poderão formar se grandes lagos como ja aconteceu na bacia do Acre neste ano, pelas dificuldades de drenagem da agua ao oceano e pela intensas chuvas que cairam nestas regioes.
Cidades como Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Sao Luiz, Belem, Macapá, que somam cerca de 100 milhões de pessoas das quais a metade estão morando em áreas abaixo da cota de 4 metros de elevamento do nivel do mar, estão em seria condição de risco.
A salinizacao de extensas areas agricolas no estuarios de rios como Sao Francisco também e um efeito previsível deste processo iniciado pela ação humana.
Acima da foz do rio amazonas cidades como Belem, Santarém e Manaus sofreram os mesmos efeitos e mais gravosos ainda pois estão abaixo do nivel meio do oceano atual no meio de bacias geológicas que acumularam agua das chuvas vindas da cordilheira dos Andes.
A população do pais continua agindo como um dono de cartório que registra os eventos sem tomar decisão e partido pois nao estão nem ai para nada.
Quem vier depois que se arranje
Proverbio brasileiro........
Nenhum comentário:
Postar um comentário